Desde que a internet surgiu, lá nos anos 90, os comentários são que as mídias offline – tradicionais – irão desaparecer. E que o marketing digital irá dominar o mercado publicitário. Você acredita nisso? Aliás, você sabe qual a diferença entre essas mídias? E o principal: Você sabe qual a mais indicada para sua empresa?
As mídias offline são todos aqueles recursos físicos que conhecemos: TV, Rádio, Jornal, Outdoor, Revista, Folder… surgiram há décadas e foram as líderes da publicidade e do marketing por um longo período. Mas desde os anos 90, esse tipo de mídia divide espaço com as plataformas online e o marketing digital.
Aqui estão alguns dos principais benefícios do marketing offline:
Alcance de um público específico: O Brasil é tão grande, que existem lugares e regiões mais afastadas que o digital não chega. Por isso, a TV e o Rádio por exemplo, acabam sendo uma boa opção pra ir até eles. Essa é a importância de conhecer muito bem o seu público.
Credibilidade: As pessoas ainda acreditam mais em propagandas que aparecem na tv. Passam mais credibilidade em razão de grandes marcas também usarem esse meio.
Na década de 90, novas possibilidades de comunicação e de marketing surgiram. Com isso, sites, blogs, e-commerce e as redes sociais se tornaram um novo foco, já que as mídias digitais têm o mesmo objetivo de propagar a marca e divulgar produtos/serviços porém com novas oportunidades.
Um dos grandes atrativos do marketing digital é a disponibilidade de ferramentas que auxiliam na criação de estratégias e no acompanhamento das métricas.
Veja alguns dos principais benefícios do marketing online:
. Baixo Custo: Não há um valor mínimo estipulado. Irá depender da estratégia escolhida e do orçamento disponível.
. Mensuração: É possível analisar dados em todas as campanhas criadas.
. Segmentação: Você pode segmentar sua campanha e fazer com que o seu orçamento seja melhor aproveitado. Com isso terá a possibilidade de um melhor resultado.
. Ajustes: No meio online é possível fazer ajustes ao decorrer da campanha.
Mesmo com muitos afirmando que a mídia off iria desaparecer ao decorrer dos anos, isso não aconteceu. Não até agora pelo menos. A tendência, inclusive, é outra. As mídias offline estão se desenvolvendo e se adaptando ao momento que vivemos. E é possível que as duas formas de comunicação caminhem juntas, integrando estratégias.
Tudo no marketing é baseado em estudos, pesquisas, planejamento e estratégias. Portanto, tudo dependerá do objetivo da sua empresa, e de como será traçado o caminho até o seu público.
Agora que você conheceu mais o mundo do marketing on e off, que tal saber qual é a melhor opção para sua empresa?
Fale agora com a gente e te enviaremos um diagnóstico gratuitamente!!
E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog e redes sociais, para mais informações e novidades!
© 2022 BZCOM. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 19.260.252.0001/88 – Bzcom Ltda