equipe de marketing

Seja qual for o ramo da sua empresa, trabalhar com comunicação digital se tornou uma demanda extremamente importante tanto para captar oportunidades de venda quanto para gerar engajamento entre os seguidores da sua marca. Nesse sentido, muitas organizações estão criando uma equipe de marketing com especialistas dedicados a esses objetivos.

Mas quais profissionais você precisa para fazer isso acontecer e quanto isso vai custar?

Bom, notamos que essa é uma questão bastante comum entre muitas pessoas. Por esse motivo, no artigo de hoje, vamos apresentar um conteúdo para esclarecer essa dúvida.

Profissionais que você precisa para montar sua equipe de marketing

1. Redator

Esse é o profissional de marketing responsável pela comunicação em texto.
Trata-se de uma função importantíssima, pois é ele que irá definir a composição gramatical de conteúdos para formatos como redes sociais, e-mail marketing, anúncios, materiais ricos, roteiros de vídeo ou até mesmo artigos para blog como esse que você está lendo agora.

Esse profissional deve ter um domínio pleno do português, necessita entender de storytelling e também necessita de uma veia criativa.

Além do mais, a escrita deve ser estratégica, que entenda o formato de cada ferramenta e consiga adaptar a linguagem para diferentes cenários.

Esses profissionais, geralmente, são formados em cursos como Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo e Letras, e sua faixa salarial tem uma média de R$1600,00 a R$4000,00.

2. Designer

Trabalhando de maneira conjunta com o redator, o designer é o profissional responsável pela comunicação visual da marca. 

É ele quem cuidará da identidade artística do seu negócio, por esse motivo, deverá ter uma visão artística e domínio total de softwares e edição.

Durante o seu trabalho, ele desenvolverá artes para redes sociais, vídeos, anúncios, materiais offline, entre diversas outras coisas.

Trata-se de um setor imprescindível para o departamento de marketing, que tende a ser ocupado por profissionais formados em áreas da comunicação visual, ou mesmo da publicidade. 

A faixa salarial de um designer varia entre R$1700,00 a R$4800,00.

3. Gestor de tráfego

Bastante requisitado no momento, o gestor de tráfego é aquele responsável por gerenciar os anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.

Esse profissional deve ter um olhar estratégico das ferramentas, e precisa ser capaz de interpretá-las de maneira analítica, desenvolvendo estratégias, utilizando o orçamento de maneira otimizando a analisando os resultados.

Não há curso específico para ocupar essa posição, podendo contemplar desde faculdades de comunicação até escolas técnicas focadas na área.

Sua faixa salarial fica entre R$2.200 e R$5000,00.

4. Analista de SEO

Esse profissional é responsável por otimizar seu site/blog para que ele marque presença nas primeiras posições no mecanismo de pesquisa do Google.

Além de ter habilidades como redator, ele deve ser capaz de entender toda a lógica desse processo, analisando aspectos criativos e técnicos de cada ambiente digital. 

Esses profissionais tendem a apresentar diplomas em cursos da área de comunicação e marketing, e sua faixa salarial fica entre R$2000 a R$5000

5. Social Media

Estar presente nas redes sociais é imprescindível em quase todas as estratégias de marketing digital, nessas horas, também é importante contar com um social media, que será o responsável por gerenciar cada perfil da empresa nas redes sociais.

Além de elaborar o planejamento de conteúdo, é ele que fará a interação com seu público, respondendo comentários e mensagens.

Além do mais, ele também deve ser responsável pelo acompanhamento de métricas, desenvolvendo táticas para conquistar os melhores resultados.

Os profissionais dessa área, geralmente, são formados em Jornalismo, Publicidade, RP e Marketing.

Sua faixa salarial fica entre R$1300,00 a R$4000,00.

Profissionais complementares

De maneira geral, são esses os tópicos que você precisa preencher para ter uma equipe de marketing.

Contudo, se sua empresa possui outras demandas, talvez seja necessário incluir profissionais de UX, Business Intelligence, Desenvolvedores e, claro, um CMO, que ficará responsável por gerir essa equipe.

Uma alternativa mais vantajosa

Contar com uma agência de marketing também é uma opção vantajosa para quem deseja trabalhar com estratégias de comunicação digital, afinal, ela une em um único lugar, todos os profissionais que você precisaria contratar isoladamente.

O valor médio de um plano de marketing tende a ser de R$1500,00. Ou seja, além de simplificar o seu trabalho e colocar sua empresa em contato com especialistas da área, você também vai economizar consideravelmente.

A BZCOM é um dos exemplos desse tipo de empresa, que já conta com uma vasta experiência na área, e que já atuou em diferentes áreas.

Para se ter uma ideia, eles assumiram a responsabilidade de criar todas as estratégias e materiais necessários para um lançamento de empreendimento de uma empresa de negócios imobiliários.

Além do mais, eles também alcançaram um aumento de 80% nas vendas de um provedor de internet.

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Leia também: Como utilizar o e-mail marketing a favor da sua empresa

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